05/03/2013

Minicursos

Vamos cantar, dançar e brincar com bebês? com Juliane Raniro
Release: A música na primeira infância e sua influência no desenvolvimento infantil para a ampliação das capacidades sensoriais, psicomotoras, cognitivas, sociais e principalmente afetivas.

30 vagas


Bambolê, a Música e o Movimento & Boomwhackers com Uirá Kuhlmann
Release: O minicurso será dividido em duas partes: a) A Oficina “Jogos e Dinâmicas da Música e do Movimento no Bambolê Desmontável” traz a utilização do Bambolê (desmontável) para exploração da música e da arte plástica na Sala de Aula. A construção de formas muito que vão além dos simples aros. Cenas, Esculturas e Sonoridades serão exploradas trazendo um universo de criação musical.

b) “Boomwhackers, Cartelas e a Música Colaborativa” vamos brincar com os tubos coloridos em atividades repletas de brincadeiras, movimento e desafios musicais. Música que nascem a partir de Cartelas e Palavras em divertidos Temas. Como enriquecer suas aulas com dinâmicas totalmente colaborativas e encenação, histórias e criatividade usando as notas em formas de tubos, ou seria espadas?, muletas?, pilão?"

25 vagas



Arranjando para grupos musicais amadores com Lucas Joly
Release: Com atividades teóricas e praticas a oficina toma como base a escrita de arranjos a 5 vozes que são peças que podem facilmente ser adaptados a qualquer formação musical. Alguns pontos serão discutidos como: Condução harmônica de vozes para uma melodia, a escrita de ritmos, nível técnico das partes para cada grupo de instrumento e informações de como escrever um arranjo explicando do começo ao fim como o arranjador deve se portar ao escrever sua obra.


Todos os temas discutidos serão colocados em pratica para que os alunos possam vivenciar o que foi apresentado em aula e assim possam compreender melhor o que foi aprendido, por isso é necessário que todos os participantes estejam acompanhados de seu instrumento para formarmos um grupo que executará um arranjo feito por todos os integrantes durante o curso.

20 vagas



Música e dança de raiz africana na sala de aula com Camila Rosa e Natália Severino
Release: A lei 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Esse minicurso vai discutir com professores e professoras que atuam/ atuarão na educação básica, possibilidades  de trabalhar a educação das relações étnico-raciais por intermédio da música. Partimos da crítica a negação das africanidades, e acreditamos que se nossa formação é multi-étnica e multi-cultural, é imprescindível que trabalhemos em sala de aula com a divulgação, e consequentemente, a valorização da cultura africana, para que negros e negras possam construir suas identidades de forma positiva. Apresentaremos no mini curso, algumas possibilidades de se utilizar a música africana na sala de aula, para que o acervo cultural dos africanos e afro-brasileiros sejam cotidianamente vivenciados e valorizados, tornando a escola um espaço de vivência e valorização da construção da identidade étnico-racial.

30 vagas